Principais componentes

CARBOPOL

        O Carbopol 940 é um polimero, que em seu estado básico se apresenta na forma de granulado semi-transparente, devido sua solubilidade e a não reatividade com os demais componentes da formula ele é muito usado na industria cosmética e farmaceutica, como espessante e formador de Gel Para cabelo, Gel pós Barba, Doutorzinho, Alcool Gel Anti-Séptico, Loções corporais em gel e outros

Também é utilizado para suspender ingredientes não solúveis e como estabilizante e agente de consistência em emulsões. O Carbopol 940 é um agente gelificante, utilizado na preparação de géis transparentes.

O polímero de carbopol, quando disperso na água umectante ele forma uma dispersão aquosa (resina/água) com PH em torno de 2,8 e 3,2 neste estágio a molécula de carbopol esta enrolada a sua capacidade espessante é limitada. Para obter o espessamento é necessária a neutralização com bases inorgânicas (como o hidróxido de sódio) ou amenas (trietalonamina). Ao acrescentar esse agente o polímero de carbopol estica devido à neutralização dos grupos carboxílicos presentes

 

– Identificação de Perigos
 
Efeitos Agudos sobre a Saúde
 
        A irritação nos olhos causada por pó ou poeira é um efeito físico, não um efeito químico. Partículas sólidas nos olhos (pó/poeira) podem causar dor acompanhada de irritação. A inalação da poeira pode causar tosse, produção de muco e falta de ar.
 
Efeitos Crônicos sobre a Saúde
 
        Pode ocorrer dermatite de contato em indivíduos sob condições extremas de contato prolongado e repetido, exposição e temperatura elevadas, e obstrução pela roupa (partículas agarradas na pele). Nenhuma evidência de danos aos pulmões causados pela exposição à poeira de poliacrilatos foi observada em estudos realizados em trabalhadores. Tampouco, sintomas das vias respiratórias inferiores, doença parenquimática crônica, alterações radiográficas, ou efeitos clinicamente importantes sobre a função pulmonar resultaram da exposição a poliacrilatos. Apenas um pequeno aumento em sintomas das vias respiratórias superiores pareceu estar relacionado com a exposição. Contudo, vários problemas pulmonares, como inflamação, hiperplasia (aumentos anormais no número de células componentes de um tecido ou órgão), cicatrização (fibrose), alterações nos dutos alveolares do pulmão, e tumores foram notados em estudos laboratoriais com roedores que inalaram pó de poliacrilato de sódio absorvido na água em concentrações maiores do que 0,05 mg/m3 durante a maior parte de suas vidas. Além disso, alguns efeitos em pulmões ou células pulmonares foram encontrados em roedores em estudos laboratoriais de duração mais curta.
 

Medidas de Primeiros Socorros

Se ocorrer ou persistir irritação ou outros sintomas (conforme acima) por qualquer via de exposição, deve-se retirar do local a pessoa afetada e procurar auxílio médico.

Contato com os Olhos

Lave os olhos abundantemente com jato de água contendo solução salina fisiológica (1%) por cinco minutos, mantendo as pálpebras abertas; procure um médico. Se não houver solução salina disponível, lave os olhos abundantemente com jato de água limpa por 15 minutos; procure assistência médica.

A água (umidade) expande o produto, tornando-o um filme gelatinoso que, em contato com os olhos, pode ser difícil de remover apenas com a água.

Contato com a Pele

Lave a área contaminada completamente com sabão e água em abundância.

Inalação

Se forem inalados quaisquer vapores de industrialização, produtos de decomposição ou partículas, remova a pessoa afetada para um ambiente ao ar livre. Providencie proteção antes de permitir a reentrada no local.

Ingestão

Não se conhecem efeitos da ingestão do produto. Tratar de acordo com os sintomas.
 
 

TRIETANOLAMINA

        A Trietanolamina é usada, em cosmetologia, para a saponificação de ácidos graxos elevados, como o ácido esteárico e o ácido oleico, e como agente emulsificante para a produção de emulsões estáveis do tipo óleo/ água e em pH levemente alcalino.

Além disso, é um produto intermediário para a indústria química usada para a fabricação de sabões, dispersantes e herbicidas hidrossolúveis. É um dispersante para ceras, lubrificantes, caseína e goma laca, sendo também um inibidor de corrosão. Usada, também, na fabricação de produtos de limpeza e como ponto de partida para preparados farmacêuticos.

Sua comercialização é controlada pelo Exército Brasileiro, por ser um precursor do agente vesicante nitrogênio mostarda.

Identificação do Produto

Sinônimos - 2,2’,2’’- Nitrilotrietanol, Daltogen, Trolamina, TEA, Trietilolamina

Fórmula - C6H15NO3 N(CH2CH2OH)3

Massa Molecular – 149,19 g.mol -1

 

Especificações

Produto comercial com, no mínimo, 99% de pureza.

Propriedades Físicas

Líquido viscoso e incolor, de odor semelhante ao da amônia e totalmente miscível com a água.

Ponto de Fusão – 21,6 º C (BS 523:1964)

Ponto de Ebulição – 335 º C

Ponto de Inflamação – 190 º C (DIN 51758)

Densidade – 1,13 g.cm-3 (DIN 51757)

Viscosidade - T/ º C 25 50 60

n / mPa.S 620 109 64 (DIN 51562)

 

Estabilidade e Reatividade

É estável sob condições comuns de uso e armazenamento. Escurece em contato com o ar ou exposta à luz. A queima pode produzir CO, CO2 e NOx.

Incompatível com cobre, ligas de cobre, ferro galvanizado, ácidos e agentes oxidantes.

Armazenamento e Transporte

Tem vida útil de aproximadamente 6 meses, quando estocada em frascos fechados, sob atmosfera de nitrogênio. Manter afastado da umidade, do ar e do calor. Os tanques de armazenamento, tubulações e bombas devem ser aquecidos com água. O produto não é explosivo, nem autoinflamável. O produto é combustível.

 

Dados Toxicológicos

A inalação não tem efeitos adversos, dada a baixa pressão de vapor da trietanolamina. A ingestão pode causar queimaduras na boca, faringe, esôfago, dores abdominais, náusea, vômitos e diarréia. O contato com a pele pode causar irritação, vermelhidão e dor, especialmente no caso de contato repetido e prolongado. O contato com os olhos causa grande irritação, queimaduras, vermelhidão dano na córnea. A ingestão repetida causa danos ao rim e ao fígado. Investigado como agente carcinogênico e mutagênico.

Primeiros Socorros

Se ingerido, não induzir o vômito e administrar grandes quantidades de água. Em caso de contato com a pele, lavar com água e sabão, remover roupas e sapatos contaminados. Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância por 15 minutos. Em qualquer um dos casos citados, entrar em contato com um médico.

Informação Ecológica

Quando em contato com o solo, é esperado que este produto seja imediatamente biodegradável, podendo alcançar o lençol freático. A sua evaporação não é esperada. Sua meia- vida está entre 1 a 10 dias.

Quando em contato com a água, espera-se que sofra biodegradação imediatamente, apresentado uma meia- vida em torno de 1 a 10 dias. Não há evidências de que seja bioacumulável.

Quando em contato com o ar, é biodegradado por ação fotoquímica produzindo radicais hidroxila. É prontamente removido da atmosfera através de deposição seca e úmida. Sua meia- vida está entre 1 a 10 dias.

REFERENCIAS

https://chipre.iqm.unicamp.br/~wloh/offline/qg661/trabalho15.html

https://www.sabaoeglicerina.com.br/carbopol-940-carbomero-p5263619
 
https://www.emfal.com.br/alcool/_ArquivoProdutos/58209.pdf
 
https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Da-Trietalonamina-Em-Um-Gel/43278862.html