Principais componentes

 
        A Dietanolamida de Ácido graxo de coco 90% é um tensoativo não-iônico de limitada solubilidade em água sendo, no entanto, solubilizado pela presença de tensoativos mais hidrofílicos, como os álcoois graxos sulfatados e os etoxilados sulfatados, sendo muito empregado em formulações cosméticas. A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco apresenta-se na forma de um líquido viscoso de cor amarelada, que se cristaliza em temperaturas baixas. Tem origem a partir de ácidos graxos de óleos vegetais com a Dietanolamina produzida sinteticamente.
 
Pode ser obtida a partir da reação da Dietanolamina com:
a) Ácido Graxo de Coco ou Ácido Graxo de Babaçu;
b) Éster Metílco do Ácido Graxo de Coco ou Babaçu;
c) Óleo de Coco ou de Babaçu.
 
        Quando feita a partir do Óleo de Coco ou babaçu, obtém-se uma amida de melhor solubilidade do que com a feita com o ácido graxo ou o éster metílico. Isso é devido à presença da glicerina que proporciona melhor solubilidade e poder emulsionante e umectante às amidas.
 
        É empregada nas formulações de shampoos de quase todos os tipos, como shampoos transparentes e perolados, shampoos condicionadores, gel para banho, banho de espuma, sabonete líquido entre outros.
 
Benefício - A Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco proporciona diversas propriedades as
formulações de shampoos e sabonetes líquidos a saber:
 
a) São excelentes doadores de viscosidade;
b) Aumenta o poder espumante;
c) Condicionamento ao cabelo;
d) Estabilização de espuma;
e) Sobrengorduramento, devolvendo a oleosidade natural do cabelo;
f) Ótimo poder solubilizante de essências e óleos essenciais.
 
Nas formulações cosméticas a Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco, devido a muitas propriedades funcionais, elas são difícilmente substituídas por outro produto sozinho, geralmente é comum se empregar uma combinação de três produtos ao mesmo tempo; um para dar viscosidade, outro para dar estabilização de espuma e sobrengorduramento e o outro para aumentar o poder de espuma e detergência.
 
https://www.opcaofenix.com.br/site/wp-content/uploads/2012/10/Dietanolamida-de-acido-Graxo-de-coco.pdf
 
 
        Cocoamidopropil Betaína tem sido utilizado como tensoativo secundário em diversos produtos cosméticos, de cuidados pessoais, de higiene e limpeza, entre outros, devido, principalmente, às suas características toxicológicas. 
        Tensoativos secundários como a Betaína são usados para melhorar as propriedades da base tensoativa e otimizar o desempenho do produto final com relação à:
  • Capacidade espumante, 
  • Capacidade de espessamento, 
  • Detergência 
  • Redução da irritação da pele. 

        A Cocoamidopropil Betaína tem sinergia com vários tensoativos, entre eles estão Lauril Éter Sulfato de Sódio e Ácido Sulfônico. A aplicação da Betaína reduz a irritação da pele e das membranas mucosas. Além disso, as formulações são fáceis de espessar e desenvolvem uma espuma abundante e estável.

         A Betaína tem como propriedades destacadas:

  • Melhor desempenho de limpeza 
  • Condicionamento aos produtos formulados.
  • Toxicidade extremamente baixa (comumente aplicada em produtos de higiene oral). 
  • Permite espessar a formulação, reduzindo a quantidade necessária de eletrólitos para ajuste da viscosidade. 
  • Aumenta o poder espumante de tensoativos aniônicos, proporcionando uma espuma mais rica e cremosa, altamente desejada em formulações diversas, sobretudo nas formulações de detergentes líquidos para lavagem manual de louças.
        A Betaína é estável na presença de dureza de água, álcalis e ácidos, possibilitando um maior número de aplicações devido à grande eficiência de limpeza que proporciona às formulações de que faz parte. A Betaína é ainda um excelente co-tensoativo, compatível com tensoativos aniônicos, catiônicos e não-iônicos, o que favorece seu uso em formulações de sabonetes líquidos para lavagem de mãos. Nestas formulações, a dosagem recomendada é de aproximadamente 5%. Seu uso em sabonetes degermantes é bastante freqüente pois a Betaína tem propriedades microbicidas e atua em sinergia com os ativos da formulação. 
        O grupo nitrogenado da Betaína, carregado positivamente em meio ácido, é adsorvido por superfícies metálicas, criando um filme lipófilo muito fino que confere ao metal certa proteção contra corrosão, prolongando a vida útil dos equipamentos industriais. Em formulações de detergentes líquidos para lavagem manual de louças, é eficaz na redução da tensão superficial e atua em sinergia com tensoativos aniônicos. Além disso,
possibilita maior estabilidade de espuma, produzindo maior espessamento e aumentando do poder de detergência. 
 
https://www.macler.com.br/produtos/367/coco-amido-propil-betaina-30