Shampoo

        Shampoos são produtos destinados à limpeza do cabelo e do couro cabeludo. Consiste num produto com tensoativos que, através de propriedades detergentes, molhantes, emulsificantes e formadoras de espuma, promove a limpeza do cabelo, devolvendo ou acentuando seus aspectos naturais como maciez, volume, penteabilidade, etc.
        A necessidade de lavagem freqüente ou não varia de indivíduo para outro. Essa lavagem do cabelo envolve ação QUÍMICA e FÍSICA.
 
FÍSICA - quando se efetua a lavagem e o espalhamento do shampoo, as impurezas do cabelo e do couro cabeludo, soltam-se em uma ação física; 
 
QUÍMICA - o shampoo atraí as partículas e segura-as fora do cabelo e do couro cabeludo, até serem removidas com o enxágüe. 
 
                                    É importante um enxágüe abundante, que remova todos os produtos usados na limpeza. 
 
CARACTERÍSTICAS
 

Base Tensoativa

    Deve ser a mais suave possível, pois o couro cabeludo com a presença de caspa já se encontra alterado (prurido); descamação e coceira são alguns sintomas comuns.

    A suavidade de um shampoo muitas vezes implica em baixo teor de espuma, o que leva o consumidor a acreditar que o produto não apresenta boa qualidade, pois este às vezes entende que o volume de espuma é sinônimo de qualidade, quando na verdade alto teor de espuma pode levar a maior risco de irritação.

    Numa formulação com alto poder detergente, além desta desengordurar o cabelo e o couro cabeludo em excesso, o princípio ativo estará impossibilitado de agir, pois a alta carga detergente impedirá que haja uma substantividade do mesmo ativo anticaspa ao cabelo/couro cabeludo.

    Shampoos anticaspa requerem maior tempo de permanência no cabelo para que atinjam os efeitos desejados, ficando clara então, a necessidade de se formular produtos mais inócuos.

Viscosidade

    Deve ser adequada ao tipo de produto. Baixa viscosidade dificulta seu uso, e alta viscosidade dificulta o espalhamento no cabelo. A viscosidade é, muitas vezes, fator determinante na estabilidade de um shampoo. A alta viscosidade mantém em suspensão alguns ativos, assim como influencia na estabilidade do aspecto perolizado ou opaco de um shampoo.

Controle de pH

    É outro fator importante na eficácia de um shampoo de tratamento. Deve-se levar em conta o pH de estabilidade e de eficácia do princípio ativo e assim, manter o produto final próximo a ele. O pH ideal para se obter performance acentuada no cabelo gira em torno de 5,0 – 5,5. Nessa faixa de pH consegue-se doar brilho ao cabelo, assim como melhorar a penteabilidade, diminuir a carga estática, etc. Nem sempre esta faixa de pH é compatível com o princípio ativo utilizado; privilegiando o ativo, por exemplo, com maior estabilidade em pH 7, está se abdicando dos benefícios que esta faixa de pH confere, fazendo com que o uso de outros componentes sejam necessários para recuperar estes atributos.

Conservante

    Deve ser o mais inócuo possível. Um conservante inadequado, além de comprometer a vida útil do shampoo, pode vir a ser um fator crítico de irritação, assim como pode neutralizar a ação de alguns ativos.

Corantes

    São utilizados para melhorar a comunicação com o consumidor ou para mascarar futuras alterações na coloração do produto. Em um shampoo para cabelo oleoso, por exemplo, o consumidor espera um produto com cor associada a frescor e limpeza, produto transparente, não perolizado e de cor verde ou azul. O shampoo de cetoconazol é um exemplo onde o corante é utilizado para mascarar a alteração na cor do produto. Sabe-se que essas alterações não comprometem o teor e a eficácia do cetoconazol, então para evitar variações na cor do produto final, opta-se por adicionar corantes que mascarem esta alteração. Como os conservantes, os corantes são itens suspeitos de induzir irritação.

Fragrância

    Existe o conceito de que shampoos medicamentosos apresentam fragrância desagradável, o que nem sempre é verdade. Hoje já é possível ter um shampoo tão eficaz quanto perfumado. O balanço do teor de fragrância é um fator a ser pesado quando se fala em grau e potencial de irritação de um produto.

Aditivos ou Agentes Condicionantes

    Utilizados para melhorar os atributos dos cabelos, como brilho, penteabilidade, maciez e maleabilidade. Seu uso deve ser balanceado, pois estes podem vir a competir diretamente com o princípio ativo do shampoo. A performance de agentes condicionantes ou que auxiliem em atributos cosméticos está diretamente relacionada à sua concentração na fórmula.

NOSSO PRODUTO