Principais Componentes

CARBÔMERO
 

        O carbomero é um polímero acrílico hidrossolúvel de alto peso molecular utilizado como espessante, ou seja, para estabilizar emulsões e dar viscosidade a soluções. O carbomero apresenta determinados grupamentos ácidos em sua estrutura, que quando neutralizados com substâncias orgânicas (trietanolamina, amino metil propanol, etc) ou inorgânicas (hidróxido de sódio), têm a capacidade de espessar e adquirir transparência. A neutralização converte os grupos ácidos da cadeia polimérica em sua forma de sal, formando a estrutura estendida com aumento da viscosidade. Quando o carbomero é diluído na água ou no óleo forma géis transparentes ou translúcidos.

        O carbomero possui uma variedade grande de aplicações devido a sua solubilidade e a não reatividade com os demais componentes das fórmulas. O carbomero atua como modificador reológico nas indústrias cosmética, farmacêutica e domissanitária. O carbomero é utilizado na fabricação de diversos produtos, por exemplo: gel para cabelo, loções pós-barba, álcool gel, anti-sépticos, cremes, loções e produtos para bronzeamento solar.

 

PRINCIPAL COMPONENTE - ÁLCOOL ETÍLICO

        O álcool etílico, também chamado de etanol, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. Oálcool etílico também pode ser obtido através de biomassa de origem agricola. O álcool etílico é utilizado exclusivamente como combustível em motores de explosão. É uma das substâncias com maior aplicação no mercado industrial de forma geral, o álcool etílico tem aplicações nas indústrias de perfumes, de bebidas, farmacêuticas e químicas em geral como solventes químicos

            O álcool etílico é utilizado na síntese de várias reações orgânicas na obtenção dediversos produtos, tais como: solvente para resinas, gorduras, óleos, ácidos graxos, hidrocarbonetos, hidróxidos alcalinos; meio de extração; fabricação de intermediários, derivados orgânicos, corantes; drogas sintéticas, elastômeros, detergentes, produtos de limpeza em geral, cosméticos, fármacos, e etc. Oálcool etílico é miscivel em água devido à polaridade do grupo hidroxila conferindo ao mesmo solubilidade com diversas outras materias-prima.

 

TRIETANOLAMINA

         A trietanolamina é obtida através de reações subsequentes entre as monoetanolamina e a dietanolamina com oxido de eteno. A trietanolamina é um composto orgânico, onde se trata de uma amina terciária, quanto a um tri-álcool, atrietanolamina é miscível em água e na maioria dos solventes orgânicos oxigenados, sendo pouco volátil.

        A trietanolamina é considerada uma base fraca devido a presença de um par de elétrons livres do nitrogênio. Atrietanolamina é recomendada como agente alcalinizante do ácido dodecilbenzeno sulfônico, resultando na formação de um sal orgânico mais solúvel em água do que o ácido sulfônico neutralizado com hidróxido de sódio, proporcionando aobtenção de detergentes líquidos para lavagem manual de louças com menor ponto de turvação e maior estabilidade, tornando desnecessária a utilização de hidrótropos como a uréia.

         A trietanolamina pode ainda ser utilizada como alcalinizante de ácidos graxos de cadeia longa, tais como ácidos láurico, ricinoleico, oleico e esteárico, formando sabões de trietanolamina solúveis em água, com função emulsionante em formulações de detergentes líquidos, e em desinfetantes transparentes à base de óleo de pinho, proporcionando efeito blooming quando o desinfetante é diluído em água.

Por tratar-se de uma base fraca a trietanolamina pode ser empregada como alcalinizante em xampus automotivos, ceras polidoras, detergentes desengraxantes não corrosivos, detergentes líquidos para lavagem de roupas e limpadores multifuncionais.

https://gardenquimica.com.br/carbomero.php

https://gardenquimica.com.br/alcool-etilico.php
 
https://gardenquimica.com.br/trietanolamina.php